Europe Direct 38ª edição 2010
Programa EUROPE DIRECT – TV Alentejo
Data: 23 de Setembro de 2010
Conteúdos Informativos:
Transporte rodoviário: normas sociais comuns entre a UE e os países vizinhos
O novo acordo europeu relativo aos trabalhadores de veículos de transportes rodoviários internacionais (AETR) já entrou em vigor. Este acordo alarga a 22 países adicionais as regras da UE sobre tempo de condução e períodos de repouso dos condutores de camiões. Facilitará aos transportadores da UE trabalharem em países vizinhos, melhorando a segurança e as condições de concorrência em todos os países da AETR.
Comissão Europeia propõe normas comuns contra explosivos caseiros
A Comissão Europeia apresentou uma proposta de limitação do acesso aos produtos químicos que podem ser utilizados abusivamente para fabricar explosivos caseiros. O regulamento visa reduzir a ameaça de ataques com explosivos caseiros, reforçando assim a segurança dos cidadãos da UE. Além disso, os fabricantes e os retalhistas passarão a ter normas idênticas em toda a UE.
Comissário Europeu Algirdas Semeta abre conferência sobre cooperação UEEUA para combater o contrabando de cigarros
O Comissário responsável pela Fiscalidade e União Aduaneira, Algirdas Semeta, abriu, em Dublin, uma conferência de alto nível, destinada a reforçar a cooperação UE-EUA no combate ao contrabando de cigarros. A conferência teve como objectivo reunir peritos de primeiro plano na matéria a fim de estudar os meios para reforçar a cooperação transatlântica nas acções que visam descobrir e desmantelar grupos criminosos. O comércio ilícito de cigarros gera um custo suportado pelos contribuintes europeus estimado em 10 mil milhões de euros por ano.
Comissão Europeia adopta proposta alterada do programa alimentar para as pessoas mais desfavorecidas da UE
A Comissão Europeia adoptou uma proposta alterada para melhorar o actual programa de distribuição alimentar a favor das pessoas mais desfavorecidas na UE. A proposta prevê o recurso a compras de mercado numa base permanente a fim de completar as existências de intervenção disponíveis. Os Estados-Membros escolherão quais os alimentos a distribuir, sendo os planos de distribuição alimentar estabelecidos por períodos de três anos. Todos os anos, mais de 13 milhões de europeus beneficiam deste programa.
Comissão Europeia introduz a primeira rede mundial de projectos de captura e armazenagem de CO2
A Comissão lançou o instrumento da UE que permite a demonstração rápida em